Bacia de contenção: por que ter uma?

Bacia de contenção: por que ter uma?

Bacia de contenção: por que ter uma?

Muitas empresas ainda não dão a devida atenção para situações que trazem risco de vazamento de produtos químicos. Principalmente quando trata-se de contaminação do ecossistema da região. Além do impacto que esse contato do produto armazenado tem com o meio ambiente, há também o impacto que esta situação pode trazer para o negócio. Mesmo se tratando de um acidente, a legislação é bastante rigorosa e prevê penalidades pesadas que vão desde a aplicação de multas até a paralisação das atividades. Nesse caso, a existência de uma bacia de contenção adequada pode evitar grandes prejuízos para a empresa em questão, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Para que serve a bacia de contenção?

A bacia de contenção é uma das principais ferramentas utilizadas para prevenir e evitar vazamentos no setor industrial. Essas bacias possuem inúmeras aplicações e agem como barreiras físicas, preservando o solo e o ambiente externo dos vazamentos. Mais do que evitar a contaminação do meio ambiente, esse dispositivo também evita o desperdício, já que nem sempre o material armazenado nessas barreiras precisa ser eliminado. Em sua grande parte, as bacias são fabricadas com matéria prima resistente e recebe tratamento especial, resultando na sua impermeabilidade. Esse tratamento, também tem a função de evitar a proliferação de agentes biológicos como bactérias e fungos, colocando em risco o produto armazenado e também os funcionários que atuam naquela região.

E-boo Módulos de Abastecimento

Qual o procedimento de instalação do equipamento?

O projeto de instalação das bacias deve sempre ser realizado de forma personalizada, com o intuito de atender as necessidades específicas de cada empresa. Todo e qualquer projeto que exija conhecimentos técnicos deve ser realizado por profissionais capacitados, levando-se em conta as graves consequências que um erro de projeto pode resultar nestas situações. Antes de iniciar a instalação das bacias, é importante que alguns itens sejam verificados. As características do produto armazenado e área de armazenagem são alguns dos dados que devem ser analisados durante a elaboração do projeto. Além disso, as Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), planta do local para analisar as distâncias entre os tanques e a área do processo, local de trânsito de pessoas, entre outros, também devem ser levados em consideração.

Regras para a fabricação das bacias de contenção

É importante ficar atento a legislação ambiental. Qualquer dano causado ao meio ambiente pode resultar em tríplice penalidades administrativas, como multa ou a suspensão das atividades, além da empresa ser obrigada a reparar os danos ou indenizar o Poder Público. Neste caso, os responsáveis podem responder criminalmente, conforme o desenrolar do processo. Mais do que os gastos enormes com multas, as consequências negativas para uma empresa e sua imagem são enormes. Por isso, a prevenção contra vazamentos é a melhor opção. Ao fazer o projeto das bacias de contenção da sua empresa, tenha certeza de que você optou por uma empresa que ofereça soluções em abastecimento de qualidade e garantia. Por isso, escolha a Plamex. Oferecemos serviços rápidos, confiáveis e convenientes.

Acesse nosso site e solicite um orçamento.

Tem dúvida sobre a instalação da bacia de contenção? Compartilhe conosco.

Tanques aéreos

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • E-book

    Baixe o e-book