Como evitar vazamento dos tanques de combustíveis

Como evitar vazamento dos tanques de combustíveis

Como evitar vazamento dos tanques de combustíveis

Como vimos em nosso post anterior, existem diversas normas, leis e regras que devem ser respeitadas no momento da fabricação dos equipamentos para armazenagem de derivados do petróleo e no momento da instalação do mesmo. Todo esse cuidado e prevenção se fazem necessários pelo alto potencial de contaminação que esse tipo de produto demonstra, causando graves consequências tanto para o meio ambiente, como para as comunidades próximas.

Mais do que optar por uma empresa que ofereça solução para armazenagem de combustíveis de qualidade e segurança, durante a utilização dos equipamentos você deve ficar atento aos dispositivos obrigatórios de segurança, que atuam para acionar os sistemas de contenção, caso seja necessário.

Monitore seus equipamentos

Segundo a legislação CONAMA 273/00 a respeito da prevenção e do controle da poluição em postos de combustíveis, equipamentos e sistemas de armazenamento e distribuição devem ser testados segundo procedimentos padrão e devem estar de acordo com o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. Os equipamentos devem passar pela análise antes de entrar em operação e com periodicidade não superior a 5 anos.

É fundamental, ainda, que os tanques de armazenamento sejam equipados com dispositivos que liberem pressões internas excessivas, causadas pelo calor, além de corta-chamas. Também devem ser protegidos contra vibração, danos físicos e da proximidade com equipamentos ou dutos geradores de calor. No caso de líquidos guardados em ambiente interno, é necessário utilizar compartimentos construídos de chapas metálicas e demarcá-los com dizeres visíveis alertando sobre a presença de inflamáveis. Além disso, o local deve obedecer algumas exigências como: paredes, pisos e tetos construídos de material resistente ao fogo; passagens e portas providas de soleiras ou rampas com pelo menos 15 cm de desnível, ou valetas abertas e cobertas com grade de aço com escoamento para local seguro; instalação elétrica à prova de explosão, conforme norma NR10; ventilação natural; sistema de combate a incêndio com extintores apropriados, próximo à porta de acesso.

Procedimentos para controle de vazamento

Os produtos derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, representam uma importante fonte de contaminação do meio ambiente nos centros. Em particular nas grandes metrópoles tem crescido a preocupação ambiental com as atividades de revenda e de abastecimento de combustíveis líquidos, uma vez que tais atividades apresentam um alto potencial poluidor do solo e da água subterrânea, principalmente naquelas regiões onde os deslocamentos são fortemente estruturados no transporte individual por veículos de passeio, em detrimento de outras formas de transporte coletivo e de massa.

Todos os tanques que armazenam líquidos combustíveis e/ou inflamáveis devem ter bacias de contenção (exceto os tanques subterrâneos). A área ocupada pelos tanques deve dispor de recursos de controle de vazamento de produto. Tais recursos necessitam ser construídos por diques que formem uma bacia de contenção ao redor dos tanques ou por bacias de contenção a distância, com canais de fuga, se necessário, para conduzir o produto derramado ou vazado. Quando estes canais de fuga passarem próximo de edificações ou áreas de risco, para não expor a perigo, devem ser fechados.

Para soluções de armazenagem de combustíveis, procure uma empresa que ofereça sistemas seguros e equipamentos produzidos dentro das normas de segurança. Faça agora um orçamento com a Plamex e conheça nosso portfólio de qualidade.

e-book

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • E-book

    Baixe o e-book