Como funciona a filtragem do combustível para aviação?

Como funciona a filtragem do combustível para aviação?

Como funciona a filtragem do combustível para aviação?

O transporte aéreo é o que mais cresceu nos últimos anos. Seja no transporte de passageiros ou cargas, esse meio possui diversas vantagens com relação aos outros, porém na aviação não há espaço para erros. Por isso, todos os mecanismo de segurança da aeronave necessitam estar em pleno funcionamento. Um dos mais importantes mecanismos de segurança da aviação, e que merece uma atenção especial, é o sistema de filtragem de combustível.

Todo esse cuidado com o sistema se torna obrigatório antes de qualquer decolagem, pois é através dele que todo material sólido e a água são retidas antes de chegar ao tanque de combustíveis, dando a equipe de mecânicos e piloto a possibilidade de controle da qualidade do combustível utilizado. O sistema de filtragem inicia sua retenção tanto no momento do abastecimento através de caminhões tanque, como dentro da fuselagem da aeronave pelo sistema de filtragem instalado internamente.

Impurezas comuns

São dois os tipos de impurezas que podem estar misturadas ao combustível: resíduos sólidos e água. A impureza sólida pode ser resultado da contaminação do próprio ar atmosférico, e afeta o processo de combustão, pois impede a chegada de combustível necessário ao funcionamento do motor da aeronave, podendo resultar em danos mecânicos causando graves acidentes. Já a presença de água pode causar o congelamento do combustível, devido a baixa temperatura na altitude em que o avião alcança, ou até mesmo apagando as turbinas.

Processos de filtragem

Para preservar a segurança da aeronave, a filtragem do combustível é indispensável. Ela pode ser realizada por meio de dois sistemas: o sistema de filtragem dos caminhões tanque abastecedores e o sistema interno das aeronaves. A filtragem externa tem o objetivo de comprovar a pureza do combustível antes de que ele seja abastecido na aeronave. Neste sistema, há a possibilidade da realização de um rápido teste para comprovar a não contaminação do líquido, e só depois liberado para ser inserido no tanque do avião.

No sistema de filtragem interno das aeronaves há um filtro composto por uma fina tela de metal, papelão corrugado especial ou papel filtrante, instalado na entrada das válvulas de abastecimento dos tanques.

Três tipos de filtros

Para evitar que o combustível abastecido não esteja impuro, diminuindo o risco de qualquer pane que causaria acidentes graves, as aeronaves contam com três tipos de filtros:

  • Filtro micrônico: remove material particulado do combustível;
  • Filtro coalescedor ou separador: realiza a separação física do material;
  • Filtro monitor: absorve a água presente no combustível.

Por isso todo equipamento presente em aeronaves e tanques precisam ser produzidos por empresas que prezam pela qualidade e segurança aos seus clientes, assim com a Plamex.

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