Conheça os 8 trunfos de uma oficina mecânica e comece já a montar a sua

Conheça os 8 trunfos de uma oficina mecânica e comece já a montar a sua

Conheça os 8 trunfos de uma oficina mecânica e comece já a montar a sua

É claro que montar uma oficina mecânica não é moleza alguma, requer certo investimento e uma série de ferramentas com as mais diversas funções, tamanhos e encaixes. Por isso, em um primeiro momento você se pega desanimado, seja pelo tempo empregado em achar o que realmente precisa por um bom preço ou pela quantidade de equipamentos a serem adquiridos, mas calma aí…

A Plamex te ajuda:

Nós já pensamos tudinho para você, dê uma olhada na lista que montamos;
Os 8 principais itens que você precisa para otimizar o serviço do seu estabelecimento com uma oficina de primeira! Confira:

1 – Macaco Hidráulico

Anote aí: é imprescindível a facilidade e rapidez de elevar um carro com o uso do macaco hidráulico, o qual é capaz de levantar veículos verdadeiramente pesados, acionado por uma alavanca manual,  sem que o mecânico precise despender muita força.

2 – Torquímetro

Você tem dificuldade para achar o torque certo das peças? Quer exatidão e segurança? É de um torquímetro que você precisa!
Também conhecido como chave dinamométrica, esse equipamento serve para regular o aperto de certas peças quando os fabricantes demandam valores pré-definidos.
Normalmente o torquímetro tem a forma de alavanca, com um porta soquetes, onde se podem encaixar várias medidas de soquetes.

3 – Uma ampla coleção de chaves

Apertar e afrouxar é o que mais se faz em uma oficina, e para isso são necessárias diversas chaves. Vamos conhecer algumas delas?

– Chaves combinadas: São as clássicas chaves de dois lados – a boca e o  unit drive; geralmente são vendidas em kits com diferentes tamanhos, sendo que cada uma das chaves tem funções diferentes de aperto e desaperto de porcas, parafusos quadrados, sextavados e dodecagonais.

– Chaves de fenda: Muitas vezes também comercializadas em kits, elas são usadas para apertar e afrouxar parafusos; são as ferramentas mais comuns e práticas do cotidiano de um mecânico.

– Chave de roda: A chave de roda, como o próprio nome já diz, serve para apertar/afrouxar os parafusos das rodas de um veículo. Existe uma infinidade de modelos, no entanto o mais prático é o tipo Cruz, pela praticidade do movimento e pelas quatro extremidades com diferentes tamanhos.

– Chave Torx: A chave torx é aquela que normalmente vem nos kits de emergência dos carros, é mais prática do que a chave phillips pelo formato estrela de suas ponteiras que lhe proporciona maior resistência de encaixe e pressão.

4 – Guincho Hidráulico:

Parente próximo do macaco hidráulico, o guincho hidráulico é capaz de levantar e locomover cargas bem pesadas, o que faz com que sua presença em uma oficina de veículos automotivos seja imprescindível!

5 – Chave Saca Filtro

Um serviço comumente oferecido nos postos é a troca do óleo, e essa belezinha pode poupar algum tempo do mecânico neste processo. A chave saca filtro conta com um encaixe para o filtro de óleo do automóvel, o que facilita imensamente o trabalho de sua retirada.

6 – Chave de Vela

A chave de vela serve para regular a pressão das velas de ignição, responsáveis pela geração da faísca que produz a ignição da mistura ar-combustível nos cilindros do motor automotivo.

7 – Alicate Universal

Utilizado tanto para o corte e a prensa de materiais, o alicate universal é um dos ases de uma oficina. Conseguir terminar algum trabalho sem um alicate universal é praticamente impossível…

8 – Alicate Bico Fino

Um pouquinho diferente do alicate universal, essa ferramenta serve para o manuseio de fios, cabos e arames. Estas ferramentas podem conter o bico reto ou curvo, dependendo da referência do profissional.

Pronto pra começar a montar sua oficina?
Você já conhece oito das ferramentas mais requisitadas na vida de um mecânico, vá logo às compras e nos conte como foi a experiência!

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • E-book

    Baixe o e-book