Gestão de fornecedores de combustíveis: garantia de qualidade e segurança

Gestão de fornecedores de combustíveis: garantia de qualidade e segurança

Gestão de fornecedores de combustíveis: garantia de qualidade e segurança

Oferecer produtos de qualidade no mercado atual é um fator predominante para a garantia de credibilidade e sucesso junto ao consumidor. O Brasil possui um número elevado de postos de combustíveis e isso tem tornado este um dos setores mais competitivos. Neste caso, deve-se dar grande importância para a escolha do fornecedor de combustíveis, pois é ele que servirá como elo de ligação entre você, um produto de qualidade e seu cliente. Mais do que equipamentos sofisticados e pessoas preparadas, oferecer aos seus clientes um produto com garantia de procedência faz toda a diferença. Por isso, vamos destacar a importância de realizar a gestão dos fornecedores de combustíveis como garantia de qualidade e segurança.

A importância da gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores é a garantia de eficácia na cadeia de suprimentos. Para um posto de combustíveis, essa estratégia é a principal razão que garante ao estabelecimento lucratividade e reconhecimento no mercado. A gestão é realizada pela análise de informações sobre quem fornece os produtos ou serviços que serão comercializados. Isso é fundamental para assegurar a qualidade e os padrões necessários. Outro fator importante é a administração logística da distribuição de mercadorias e o envolvimento dos parceiros nesse processo.

A importância de uma gestão bem efetuada interfere principalmente no rendimento da empresa. Afinal, o custo com produtos provenientes de fornecedores é responsável por uma parte considerável dos gastos em um posto de combustíveis. Ou seja, uma gestão bem organizada gera lucros para o negócio. Vale ressaltar que toda esse controle não se restringe apenas no momento da negociação dos valores de compra do produto. Deve-se buscar, também, a qualidade dos produtos e serviços, além da reposição eficaz dos pontos de venda.

Como realizar uma gestão eficaz

Todo o processo para a gestão de fornecedores deve iniciar na própria organização, antes mesmo do fechamento de qualquer contrato de fornecimento. Utilize planilhas ou sistemas especializados com o máximo de informações sobre formas de pagamento, qualidade de produtos, garantias oferecidas sobre produtos, entre outros itens importantes para seu controle. Só assim você poderá trabalhar com padrões de fornecedores, e até mesmo se preparar para atuar em situações de urgência, permitindo saber qual fornecedor estará a sua disposição quando necessário. Esses dados necessitam ser atualizados com certa frequência, ou sempre que surgir a oportunidade de um fornecedor que ofereça um serviço mais rentável ao empreendimento.

Mesmo que você não tenha a necessidade de possuir vários fornecedores, o ideal é criar uma listagem com base em diversos parâmetros. Mantenha apenas os parceiros que apresentam resultados positivos e busque ações de relacionamento voltadas exclusivamente a seus fornecedores principais. Lembre-se de que um bom relacionamento com fornecedores aumenta sua credibilidade no mercado, podendo influenciar em negócios futuros. Existem diversas maneiras de avaliar os fornecedores antes de decidir qual é o melhor. O uso de um questionário é uma das ações mais comuns.

Zele pela imagem da sua empresa

Fornecedores com credibilidade, aliados a produtos de procedência, resultam em boa reputação no mercado. Principalmente quando falamos de combustíveis, onde a qualidade do produto influencia muito na imagem da empresa junto ao consumidor. Opte por fornecedores que garantam a qualidade do produto oferecido, seja através de certificações ou procedimentos realizados para garantir a segurança da entrega. Para selecionar seus fornecedores, elabore uma lista de condições a serem cumpridas a fim de que, dessa forma, a decisão possa ser tomada considerando, somente, as marcas que sigam os requisitos mínimos, para evitar negócios com empresas de má qualidade. Vale ressaltar que, para o consumidor final, a comercialização de um produto estragado ou adulterado, mesmo que o dano tenha ocorrido por descuido do fornecedor, será de inteira responsabilidade do estabelecimento.

Além da gestão de fornecedores, buscar soluções para armazenagem de combustíveis que garantam a qualidade e segurança do seu produto faz toda a diferença. Por isso, escolha a Plamex. Nossos equipamentos são produzidos com base em toda as normas e regulamentações previstas. Acesse nosso site e solicite um orçamento.

Você já realizou uma gestão de fornecedores? Então compartilhe conosco sua experiência ou deixe suas dúvidas.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • E-book

    Baixe o e-book