A importância da pintura de tanques

A importância da pintura de tanques

A importância da pintura de tanques

Empresas dos mais variados segmentos, que trabalham com armazenagem da matéria prima em tanques industriais, precisam se preocupar com a conservação do equipamento para que o produto armazenado nele não sofra modificações em sua fórmula devido à exposição ao ambiente externo. O grande vilão para se manter a integridade da estrutura dos tanques são as ações do clima, que podem ocasionar corrosão, ferrugem, infiltração, entre outros. Neste caso, uma simples, porém bem feita pintura pode evitar imprevistos para a empresa e transparece maior segurança ao consumidor daquele produto.

A ação de pintar os tanques de armazenagem ganhou tanta importância no mercado, que hoje existem normas para o uso de pinturas de tanques de combustível e demais similares, conforme orientação da Petrobras. Claro que estruturas que vão armazenar alimentos ou outros resíduos recebem a pintura específica, conforme o produto que o tanque irá resguardar.

A importância do produto armazenado

Atualmente, é possível encontrar no mercado uma grande variedade de modelos para atender a demanda dos diferentes segmentos que se utilizam dessa ferramenta. Cada tanque possui o objetivo de acondicionar um tipo de produto, sendo que cada tipo de produto armazenado exige uma pintura específica. Nesse momento, é muito importante atenção à qualidade da tinta escolhida para realizar o trabalho, garantindo a realização dos processos.

Por isso, nós vamos listar os quatro tipos de tanques mais comuns e qual o cuidado com a escolha do material e execução da pintura:

Tanques de combustíveis: neste tipo de tanque, a primeira observação a ser feita é se a pintura deve ser interna ou externa, pois cada lado recebe um número de camadas de tinta. Conforme as determinações da Petrobras, esses reservatórios devem conter epóxi em seu revestimento, evitando corrosão, oferecendo impermeabilização e resistência à ação natural da natureza e componentes químicos. No caso de tanques para armazenagem de biodiesel, toda a atenção se volta a processo de corrosão, devido sua matéria prima ter como base óleos vegetais.

Tanques de açúcar a álcool: esse reservatório deve receber um isolamento especial para evitar qualquer evaporação do material armazenado, já que se trata de um processo químico natural desse tipo de produto. Sendo assim, é a pintura que previne a corrosão da estrutura do tanque e que ajuda a vedá-lo.

Tanques de alimentos sólidos e líquidos: por se tratar da armazenagem de produtos para consumo, a tinta utilizada deve ser atóxica e combater a proliferação de bactérias e mofos.

Tanque para tratamento de resíduos: por armazenar materiais abrasivos, esse tanque necessita de uma pintura com propriedades anticorrosivas e que assegure a impermeabilização.

Por isso, na hora de escolher, opte por tanques de empresas que prezam pela segurança dos materiais e qualidade na produção dos reservatórios. A Plamex oferece ótimas soluções em armazenagem. Acesse nosso site e confira.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • E-book

    Baixe o e-book