O que fazer quando ocorre vazamento de combustíveis?

O que fazer quando ocorre vazamento de combustíveis?

O que fazer quando ocorre vazamento de combustíveis?

Atualmente, existe uma grande preocupação em relação aos cuidados com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais. A poluição é um grave problema que atinge os mais variados países, setores e comunidades. Muitas vezes, ocasionados pela imprudência e imperícia de quem os armazena e transporta esse tipo de produto, os casos mais críticos são os que envolvem o vazamento de combustíveis derivados do petróleo. Mesmo com toda a tecnologia disponibilizada em sistemas de prevenção e todas as orientações técnicas conhecidas, acidentes são inevitáveis e podem ter graves consequências ao meio ambiente. Por isso, neste post vamos explicar quais ações devem ser tomadas quando acontece um vazamento em tanques para armazenagem de combustíveis.

Prevenir para preservar

Buscando criar soluções para proteger a natureza contra acidentes com a presença de combustíveis, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), publicou a Resolução nº 273 de 29 de novembro de 2000 que dispõe sobre a prevenção e controle da poluição por combustíveis, levando-se em conta que toda instalação e sistemas de armazenamento de derivados de petróleo e outros combustíveis configuram-se como empreendimentos potencial ou parcialmente poluidores e geradores de acidentes ambientais, além de considerar que os vazamentos de derivados de petróleo e outros combustíveis podem causar contaminação de corpos d’água subterrâneos e superficiais, do solo e do ar. Para ler a resolução na íntegra clique aqui.

Como proceder quando ocorre um vazamento de combustível

Apesar da divulgação na mídia sobre vazamentos ser maior em casos que afetam grandes quantidades de derramamento de petróleo, como foi o acidente na baía de Guanabara, em janeiro de 2000, quando um duto se rompeu e lançou ao mar 1,3 milhão de litros de petróleo, afetando dezenas de quilômetros de manguezal, vazamentos com menores quantidades também causam graves consequências ao meio ambiente.

Tão importante quanto se atentar à ocorrência de vazamentos é estar preparado para lidar com eles. Para começar, é importante entender que um vazamento de combustível pode ter diferentes focos, sendo importante a detecção o mais rápido possível. Vazamentos ou derrames de pequenas quantidades podem ser controlados com uma equipe de funcionários treinada para este tipo de situação.

Se o vazamento já tiver tomado proporções maiores, você terá que contratar uma empresa para analisar os danos e propor medidas para revertê-los. O importante nesse momento é assumir a responsabilidade, pois além da agressão ambiental, você pode ser indiciado pelo Ministério Público por crime ambiental.

Comunique o ocorrido

Conforme orientações da Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP), qualquer evento que seja considerado “Dano ao Meio Ambiente” deve ser comunicado ao órgão logo após o ocorrido. É importante ressaltar que a ANP não faz a verificação do local onde ocorreu o acidente, função esta exercida pelos órgãos de proteção e fiscalização locais. Para informações, a ANP criou um manual de comunicação de incidentes em instalações do abastecimento, com o objetivo de orientar sobre os procedimentos necessários na comunicação de incidentes que venham a ocorrer em suas instalações. Para acessar o documento na íntegra clique aqui.

Para evitar qualquer tipo de vazamento e danos a natureza e sociedade, você deve procurar por uma empresa que forneça soluções de armazenagem em combustíveis segura, com equipamentos de qualidade e profissionais capacitados como a Plamex. Para saber mais sobre nosso portfólio acesse nosso site e solicite um orçamento.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • E-book

    Baixe o e-book