Os desafios do transporte logístico de combustíveis

Os desafios do transporte logístico de combustíveis

Os desafios do transporte logístico de combustíveis

Quando chegamos ao posto para abastecer nosso carro, não fazemos ideia de todo o processo logístico e normas de segurança que cercam o transporte de combustíveis para que ele chegue até o tanque do veículo com qualidade e segurança. Apesar de sermos um país auto suficiente da matéria prima petróleo, as condições de infra estrutura oferecidas para o transporte do produto não são as ideais, gerando altos custos para as distribuidoras e, consequentemente, impactando no preço final na bomba. O Brasil possui cerca de 16 refinarias espalhadas por nove estados, oito delas localizadas na Região Sudeste. Essas unidades operam próximas a seus limites de capacidade, principalmente no estado de São Paulo, onde essa utilização chega a ser maior do que 90% em algumas refinarias. Por isso, neste post vamos entender mais sobre os desafios da movimentação de carga e os processos que envolvem o transporte desse tipo de produto.

Procedimento para o transporte de combustíveis

Depois de ser retirado do subsolo, o petróleo extraído nas plataformas é transportado até os terminais localizados na região litorânea. Após chegar a terra firme, o produto é armazenado em terminais terrestres. Destes grandes tanques, o petróleo chega até as refinarias, através de tubulações. É nesta etapa do processo que a matéria prima passa por diversos procedimentos que a transformam nos diferentes combustíveis. Depois de transformado em produtos específicos, o líquido chega até as distribuidoras para ser transportado por caminhões tanques, e então armazenado em tanques subterrâneos nos postos de combustíveis.

Segurança em primeiro lugar

Por ser considerado um líquido inflamável, os combustíveis derivados do petróleo estão na lista de cargas perigosas que requerem um cuidado redobrado durante seu transporte. Além de um condutor capacitado, há também a exigência de um veículo adequado para a movimentação da carga. Por isso, foi criado o decreto nº 96.044 que estabelece o regulamento para o transporte de cargas perigosas. Se você quiser acessar o decreto na íntegra, clique aqui. Entretanto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já aprovou diversas outras resoluções que abordam do tema.

Além do registro e da habilitação do condutor, a empresa transportadora deve providenciar, junto ao Inmetro, o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV). Também é obrigatório portar nota fiscal com as informações do produto, declaração do expedidor sobre o acondicionamento adequado, ficha de emergência e envelope para transporte, emitidos pelo fornecedor e usados em caso de acidentes.

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Aumento da demanda, queda na infra estrutura

Um relatório estatístico do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), com base em dados dos Detrans e Denatran, mostra que no primeiro semestre de 2017 o país contava com 42,87 milhões de veículos, dentre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Com o crescimento da demanda por combustíveis e a dificuldade de expansão da infraestrutura no país, o abastecimento de combustíveis do mercado brasileiro está em alerta. O Brasil necessita de alternativas rápidas e concretas para a logística de combustíveis. Caso contrário, a falta de produto nos postos de abastecimento pode passar de apenas uma suposição, para se tornar realidade.

Além de prezar por todo o processo de segurança durante o transporte de combustíveis, sua armazenagem deve ser feita por tanques produzidos dentro de todas as normas estabelecidas, oferecendo segurança à comunidade e ao meio ambiente. A Plamex oferece soluções em armazenagem de combustíveis de qualidade e segurança com profissionais capacitados. Acesse nosso site, solicite seu orçamento e comprove nossa excelência.

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