Quero adquirir um tanque de armazenagem de combustíveis. O que preciso?

Quero adquirir um tanque de armazenagem de combustíveis. O que preciso?

Quero adquirir um tanque de armazenagem de combustíveis. O que preciso?

As dificuldades de infraestrutura e os altos gastos com logística, tornam o transporte de cargas uma prática quase que inviável nos dias de hoje. Por isso, uma das alternativas para enfrentar esse tipo de empecilho é criando locais que possam armazenar grandes quantidades de determinado produto, evitando a dependência de movimentação de cargas constantes. Atualmente, a armazenagem de combustíveis é uma realidade, principalmente, para empresas que utilizam diariamente o produto, ou pessoas que necessitam de combustíveis para poder realizar suas atividades cotidianas. Entretanto, existe toda uma regulamentação e processos a serem seguidos para que a organização ou o indivíduo possa realizar esse tipo de concentração de determinado produto. Se você tem a ideia de armazenar combustíveis para reduzir seus custos, fique atento aos processos necessários para a obtenção desse tipo de equipamento.

Armazenar combustíveis exige cuidado

Como o próprio subtítulo já diz, a armazenagem de combustíveis derivados do petróleo é uma atividade que exige muita responsabilidade e cautela, pois qualquer vazamento que ocorrer pode causar danos irreversíveis ao ecossistema e a comunidade que vive no entorno do local. As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ambiente e seu manuseio e estocagem também apresentam considerável grau de perigo. Sendo assim, são necessários alguns cuidados para evitar acidentes e, no caso de acidentes, fazer com que sejam minimizados ao máximo seus efeitos indesejáveis.

Tanque Jaquetado

O que diz a lei

Diversas normas e regras foram criadas para se evitar qualquer tipo de prejuízo ao meio ambiente devido a vazamentos de combustíveis. Desde a fabricação dos equipamentos, até a instalação dos mesmos, devem ser seguidos rigorosos procedimentos que garantem a segurança de todos. Por exemplo, quando trata-se de tanque de combustível com mais de 250 litros, tendo como base a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em específico a NBR 15.461, que fixam as condições de armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis em tanques estacionários. Mas, se a instalação for aérea e possuir capacidade de armazenamento igual ou inferior a 15m³, não é necessário o licenciamento ambiental, conforme prevê a Resolução CONAMA 273/00. Ou seja, o licenciamento ambiental é obrigatório para qualquer instalação subterrânea e para instalações aéreas com capacidade total superior a 15m³.

Atenção ao volume de combustível armazenado

Outro ponto importante que deve ser observado é o volume de combustíveis armazenado nas instalações seguindo as determinações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Conforme o artigo 3º da Resolução ANP 12/07, que regulamenta a operação e desativação das instalações de pontos de abastecimento, o funcionamento da instalação do Ponto de Abastecimento depende de autorização de operação na ANP, a ser efetivada mediante o preenchimento e aprovação pelo órgão da Ficha Cadastral de instalação de Ponto de Abastecimento disponibilizada no endereço eletrônico www.anp.gov.br.

Assim como na resolução do CONAMA, citada anteriormente, a ANP dispensa de autorização para as instalações aéreas com capacidade total de armazenamento inferior a 15m³. Mas também, essa Agência dispensa de autorização as instalações enterradas com capacidade total de armazenamento inferior a 15m³. Consequentemente, as instalações aéreas ou enterradas com capacidade igual ou superior a 15m³ devem ser autorizadas pela ANP, lembrando-se sempre de somar a capacidade de cada tanque instalado no ponto de abastecimento, para se verificar se a capacidade total de armazenamento obrigará ou dispensará a autorização da ANP e/ou a licença do órgão ambiental.

Cabe ressaltar que a Resolução ANP 12/07 e a Resolução CONAMA 273/00 não se aplicam às instalações que possuam tanques de combustíveis para abastecimento de equipamentos fixos, como caldeiras e geradores. A autorização da ANP e/ou licenciamento ambiental deverão ser requeridos apenas pelos empreendimentos que tenham instalações destinadas ao abastecimento de equipamentos móveis, como veículos automotores terrestres, aeronaves, embarcações ou locomotivas.

Ao definir que você vai optar pela armazenagem de combustíveis, busque uma empresa que ofereça soluções em armazenagem de combustíveis seguras e de qualidade, assim como a Plamex que oferece os mais variados tipos de tanques produzidos dentro de todas as normas de segurança para garantir a sua segurança. Acesse nosso site e confira nosso portfólio.

Compartilhe conosco suas experiências com a instalação de tanques para armazenagem de combustíveis.

e-book

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • E-book

    Baixe o e-book